quarta-feira, 15 de maio de 2013

Semana da Leitura - à conversa com... o escritor Richard Zimler


Richard Zimler nasceu em 1956 num subúrbio de Nova Iorque. Estudou religião comparada e jornalismo Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na região de S. ...Francisco. Em 1990, foi viver para o Porto, onde foi professor de jornalismo.
Desde 2002, tem dupla nacionalidade, americana e portuguesa.
Os seus livros depressa entraram nas listas de bestsellers de vários países como os Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Brasil, e foram objecto de vários prémios nacionais e internacionais.
Em 2011 escreveu um livro infantil: “Hugo e eu – as mangas da Marte”
Quando interrogado, numa entrevista como se definiria, para além do que lemos nas biografias, Richard Zimler responde assim: “É difícil responder… A minha identidade não está muito ligada aos rótulos mais óbvios, ou seja, americano, com dupla nacionalidade portuguesa, escritor, residente no Porto, etc…. A minha identidade está mais ligada a factores pessoais, por exemplo, a relação que eu tinha com a minha mãe, a relação que tenho com Alexandre Quintanilha, o meu companheiro há 33 anos, que é muito tempo, e, durante estes anos, tenho recordações de milhares de momentos que, reunidos, constituem a minha identidade.”
 
 

Sem comentários: