sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Resultados dos jogos


Durante as visitas à Biblioteca, os alunos das diferentes turmas do 7º ano realizaram um jogo cujo principal intuito era o de os ajudar a conhecer melhor a Biblioteca da sua nova escola. Os grupos vencedores em cada turma foram os seguintes: 7ºA - Ana Carolina, Joana Cruz e Rita Cruz; 7º B - Joana Durão, Inês Subtil dos Santos, Filipa Santos; 7º C - Nuno Trigoso, Duarte Custódio, João Porfírio; 7º D - Adriana Menezes, Guilherme Kano, Inês Silveira, Jéssica Salomé; 7º E - Ana Sofia Cruz, Igor Sousa, Francisco Ícaro. A todos os nossos PARABÉNS!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ler é...




Durante o mês de Outubro realizaram-se visitas guiadas à Biblioteca para todos os alunos do 7º ano. No final da visita, era pedido aos alunos que escrevessem uma frase começada por "Ler é". Aqui estão algumas das frases elaboradas pelos nossos alunos:

Ler é importante. É um tesouro mágico!”

“Ler é aprender a saber.”

“Ler é entrar noutro mundo.”

“Ler é viajar na fantasia, é dar asas à imaginação e voar.”

“Ler é entrar no mundo da imaginação e descobrir coisas que nunca pensaste existir.”

“Ler é conhecer um pouco mais do mundo.”

“Ler é entrar num mundo fantástico onde tudo é possível.”

“Ler é bom porque nos faz crescer.”

“Ler é sonhar, entrar num mundo de fantasia onde poucas coisas são realidade, aprender e alargar os nossos conhecimentos.”

“Ler é importante (…) para nos distrair das nossas preocupações.”

“Ler é dar asas à imaginação através de uma porta que se guarda em estantes. Ler é sonhar acordado sem, de facto, o fazer.”

“Ler é essencial para o nosso futuro.”

“Ler é prazer.”

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

As Aventuras de Blake e Mortimer esperam por ti na Biblioteca. Convidamos-te a vir relaxar um pouco, num dos nossos sofás, lendo estes livros de B.D. que temos vindo a adquirir todas as quartas-feiras, com o jornal Público.


"EntrePalavras" volta mais uma vez às escolas do país para mostrar que ler é imperativo para formar cidadãos capazes e desenvolver as potencialidades profissionais e intelectuais das gerações futuras. Promovido pelo "Jornal de Notícias", este fórum em formato pedagógico destina-se a todas as escolas do 3.º Ciclo, com o objectivo de incentivar a leitura e estimular o debate de ideias junto da população escolar.
Os temas deste 5º Fórum são os seguintes:
  • Homossexualidade - casamento entre pessoas do mesmo sexo
  • Crise financeira
  • Insegurança - Aumento da criminalidade

Se estás interessado em participar ou pretendes obter mais informações, contacta a equipa da Biblioteca!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Hoje comemorámos o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares!

Hoje a nossa Biblioteca foi pequena para acolher tantos alunos. Por cá passaram as turmas: 10º C4, 7ºA, 11ºA1, 7º E e a turma do curso profissional de Acção social. Vieram com vários professores, conversar sobre livros, ouvir poemas e contos, realizar um jogo sobre a Biblioteca, enfim...várias actividades. Todos saímos enriquecidos destes momentos.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

2008 - Ano Vieirino


No dia 31 de Outubro, entre as 8:30 e as 10:00, irá realizar-se na nossa Biblioteca uma palestra que visa não só comemorar o 4º centenário do Nascimento do padre António Vieira mas também dar a conhecer aos alunos do 11º e 12º ano este autor e a sua fantástica obra. Como já é habitual, esta palestra será proferida pelo professor José Luís Santos que contará com o apoio e participação da professora Helena Araújo e de vários alunos das turmas envolvidas.

27 de Outubro - DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares convidámos algumas turmas da escola e um grupo de professores para virem até à Biblioteca para umas "Conversas à volta de Livros". Os alunos virão ouvir e falar de livros que são intemporais e que agradam tanto a miúdos como a graúdos.