quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Natal das palavras

Outro Natal.
Outra comprida noite
De consoada,
Fria,
Vazia,
Bonita só de ser imaginada.


Que fique dela, ao menos,
Mais um poema breve,
Recitado
Pela neve
A cair, ao de leve,
No telhado.

Miguel Torga

Hoje, na nossa Biblioteca, comemorámos o Natal das palavras. Alguns alunos do 8º D leram poemas e contos de vários autores: Miguel Torga, Fernando Pessoa, Cabral do Nascimento, David Mourão Ferreira, José Carlos Ary dos Santos, José Jorge Letria, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e Selma Lagerlof, Luísa Ducla Soares. A selecção de textos e a preparação da sessão foi da responsabilidade das coordenadoras da Biblioteca, Helena Araújo e Zelinda Cruz, mas foi a participação empenhada e entusiástica dos alunos que interpretaram os textos que deu razão de ser a esta sessão. Queremos por isso agradecer aos alunos do 8º D: Ana Teresa, Beatriz, Clara, Cláudia, Daniela, Francisco e Mafalda por nos terem proporcionado este momento.

Fotos dos alunos a lerem textos de Natal


Sessão de leitura de textos de Natal - Mais Fotos

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Resultados dos jogos


Durante as visitas à Biblioteca, os alunos das diferentes turmas do 7º ano realizaram um jogo cujo principal intuito era o de os ajudar a conhecer melhor a Biblioteca da sua nova escola. Os grupos vencedores em cada turma foram os seguintes: 7ºA - Ana Carolina, Joana Cruz e Rita Cruz; 7º B - Joana Durão, Inês Subtil dos Santos, Filipa Santos; 7º C - Nuno Trigoso, Duarte Custódio, João Porfírio; 7º D - Adriana Menezes, Guilherme Kano, Inês Silveira, Jéssica Salomé; 7º E - Ana Sofia Cruz, Igor Sousa, Francisco Ícaro. A todos os nossos PARABÉNS!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ler é...




Durante o mês de Outubro realizaram-se visitas guiadas à Biblioteca para todos os alunos do 7º ano. No final da visita, era pedido aos alunos que escrevessem uma frase começada por "Ler é". Aqui estão algumas das frases elaboradas pelos nossos alunos:

Ler é importante. É um tesouro mágico!”

“Ler é aprender a saber.”

“Ler é entrar noutro mundo.”

“Ler é viajar na fantasia, é dar asas à imaginação e voar.”

“Ler é entrar no mundo da imaginação e descobrir coisas que nunca pensaste existir.”

“Ler é conhecer um pouco mais do mundo.”

“Ler é entrar num mundo fantástico onde tudo é possível.”

“Ler é bom porque nos faz crescer.”

“Ler é sonhar, entrar num mundo de fantasia onde poucas coisas são realidade, aprender e alargar os nossos conhecimentos.”

“Ler é importante (…) para nos distrair das nossas preocupações.”

“Ler é dar asas à imaginação através de uma porta que se guarda em estantes. Ler é sonhar acordado sem, de facto, o fazer.”

“Ler é essencial para o nosso futuro.”

“Ler é prazer.”