segunda-feira, 18 de maio de 2009

"Amar Cesário Verde"

Dizem que tu és pura como um lírio

E mais fria e insensível que o granito,

E que eu que passo aí por favorito

Vivo louco de dor e de martírio.

Contam que tens um modo altivo e sério,

Que és muito desdenhosa e presumida,

E que o maior prazer da tua vida,

Seria acompanhar-me ao cemitério.

Chamam-te a bela imperatriz das fátuas,

A déspota, a fatal, o figurino,

E afirmam que és um molde alabastrino,

E não tens coração como as estátuas.

E narram o cruel martirológio

Dos que são teus, ó corpo sem defeito,

E julgam que é monótono o teu peito

Como o bater cadente dum relógio.

Porém eu sei que tu, que como um ópio

Me matas, me desvairas e adormeces,

És tão loira e doirada como as messes,

E possuis muito amor... muito amor próprio.


Cesário Verde



Realizaram-se, na nossa Biblioteca, nos dias 4 e 14 de Maio, dois espectáculos sobre Cesário Verde, protagonizados pelo actor Jorge Sequerra. Este é o 3º ano consecutivo que convidamos este actor a vestir a pele e as emoções de Cesário Verde, contidas na sua poesia. É um espectáculo dirigido às turmas de 11º ano que, neste momento, estão a estudar a poesia de Cesário Verde. Esperamos sinceramente que estes alunos tenham saído destas sessões tocados por esta interpretação única que o Jorge Sequerra nos deixou.


Ficam aqui alguns comentários dos alunos à sessão:


  • " Gostei do espectáculo e achei que o actor interagiu bem com o público."
  • "Excelente representação, muito interessante, e cumpriu o que prometeu: tornar a poesia muito mais cativante e menos "seca"."
  • " O espectáculo ajudou-me a gostar mais de poesia e as perceber a dinâmica de Cesário."
  • "Gostei muito da actuação e do enquadramento histórico e cultural que fez."

terça-feira, 12 de maio de 2009

A Escola e os valores da Educação












A convite da Associação de Pais, deslocou-se à Biblioteca da nossa escola, no dia 8 de Maio, o Dr. Bagão Félix para conversar com alunos de três turmas do ensino secundário, no âmbito da disciplina de Filosofia, sobre "A Escola e os valores da Educação". O Dr. Bagão Félix cativou todos que o escutavam com palavras simples, sábias e com algum humor à mistura. Os alunos e professores presentes saíram muito mais enriquecidos desta sessão. Deixamos aqui algumas frases que foram exploradas e comentadas pelo orador:

A alma não tem segredo que o
comportamento não revele (Lao-Tse)

Uma pessoa comum é exigente só com os
outros; uma pessoa superior é exigente
consigo próprio (Marco Aurélio)

Família, Escola, Empresa:
o mesmo combate !
( Yves Bonnet)

Longo é o caminho através de regras e normas;
curto e eficaz através do exemplo (Séneca)

Os chefes são líderes mais através do exemplo do
que através do poder (Tácito)

O talento pode ser feito na solidão. O carácter
é construído nos embates do mundo (Goethe)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Todos os dias são importantes…
Eu costumava, mais por rotina do que por preocupação, perguntar à Catarina, como é que tinha sido o dia dela. A Catarina , três anitos vivazes, um dia fartou-se:”Porque é que me perguntas como foi o meu dia? Eu gosto de todos os dias .Todos os dias são importantes.”
Bela lição! Nunca mais me esqueci. Hoje, dia 23 de Abril, aproveito para dizer à Catarina -quinze anos cheios de inteligência e tranquilidade -que é um dia muito importante.: DIA MUNDIAL DO LIVRO. Temos em comum o amor pelos livros. A Catarina desafia-me :” Já sei. Neste dia, morreram escritores importantes como Cervantes e Shakespeare. Mas para mim todos os dias deviam ser dedicados à leitura. Um livro é um mundo à parte , no qual me isolo e sonho e sou outra ou eu mesma.” Outra bela lição! Afinal todos os dias são mesmos importantes...
Z.C

terça-feira, 21 de abril de 2009

Concurso de escrita criativa

Realizou-se na nossa Biblioteca, durante a Semana da Escola, o CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA : "Dizem que sou uma espécie de escritor". Participaram neste concurso cerca de 60 alunos do ensino básico e secundário. A prova decorreu na Biblioteca, no dia 23 de Março, pelas 9.00 horas, e teve a duração de 45 minutos. Aos alunos do ensino básico foi lido um excerto de um conto de José Régio e foi-lhes pedido que terminassem a história que tinham ouvido. Para os alunos do ensino secundário, pela primeira vez este ano, o tema foi livre.

Parabéns a todos os participantes e esperamos que continuem a colaborar nestas iniciativas com o mesmo empenho que demonstraram este ano!

Podem-se ler aqui os textos vencedores!

Os vencedores do Concurso são os seguintes

ENSINO BÁSICO

1º PRÉMIO – João Porfírio, 7º C

2º PRÉMIO – Leonor Leão, 7º B

3º PRÉMIO – Ana Carvalho, 7º D

ENSINO SECUNDÁRIO

1º PRÉMIO – Alberto Nicolicea, 10º C2

2º PRÉMIO – Inês Mascarenhas, 11º C1

3º PRÉMIO – Maria do Carmo Rego, 10º C2

quarta-feira, 25 de março de 2009

FOTOS DA SEMANA DA ESCOLA

JÁ PODES VER AQUI ALGUMAS FOTOS DAS ACTIVIDADES QUE TÊM ESTADO A DECORRER NA NOSSA ESCOLA!

domingo, 22 de março de 2009

SEMANA DA ESCOLA

A nossa escola está viva! Consulta aqui as muitas actividades que se vão realizar na nossa escola entre os dias 23 e 27 de Março.

sábado, 21 de março de 2009



O Real e o Virtual


«O real e o virtual coexistem, e entram num estreito circuito que nos reenvia constantemente de um para outro. Já não é uma singularização, mas uma individuação como processo, o real e o seu virtual. Já não é uma actualização mas uma cristalização. A pura virtualidade já não tem de se actualizar uma vez que é estritamente correlativa do real com o qual forma o circuito mais pequeno. Já não há inassinabilidade do real e do virtual, mas indiscernibilidade entre os dois termos que se trocam. […] A relação do real e do virtual constitui sempre um circuito, mas de duas maneiras: tanto o real reenvia para virtuais como para outras coisas em vastos circuitos, onde o virtual se actualiza, como o real reenvia para o virtual como para o seu próprio virtual, nos mais pequenos circuitos onde o virtual cristaliza com o real.»
Gilles Deleuze, Diálogos