Dizem que tu és pura como um lírio
E mais fria e insensível que o granito,
E que eu que passo aí por favorito
Vivo louco de dor e de martírio.
Contam que tens um modo altivo e sério,
Que és muito desdenhosa e presumida,
E que o maior prazer da tua vida,
Seria acompanhar-me ao cemitério.
Chamam-te a bela imperatriz das fátuas,
A déspota, a fatal, o figurino,
E afirmam que és um molde alabastrino,
E não tens coração como as estátuas.
E narram o cruel martirológio
Dos que são teus, ó corpo sem defeito,
E julgam que é monótono o teu peito
Como o bater cadente dum relógio.
Porém eu sei que tu, que como um ópio
Me matas, me desvairas e adormeces,
És tão loira e doirada como as messes,
E possuis muito amor... muito amor próprio.
Realizaram-se, na nossa Biblioteca, nos dias 4 e 14 de Maio, dois espectáculos sobre Cesário Verde, protagonizados pelo actor Jorge Sequerra. Este é o 3º ano consecutivo que convidamos este actor a vestir a pele e as emoções de Cesário Verde, contidas na sua poesia. É um espectáculo dirigido às turmas de 11º ano que, neste momento, estão a estudar a poesia de Cesário Verde. Esperamos sinceramente que estes alunos tenham saído destas sessões tocados por esta interpretação única que o Jorge Sequerra nos deixou.
Ficam aqui alguns comentários dos alunos à sessão:
- " Gostei do espectáculo e achei que o actor interagiu bem com o público."
- "Excelente representação, muito interessante, e cumpriu o que prometeu: tornar a poesia muito mais cativante e menos "seca"."
- " O espectáculo ajudou-me a gostar mais de poesia e as perceber a dinâmica de Cesário."
- "Gostei muito da actuação e do enquadramento histórico e cultural que fez."
segunda-feira, 18 de maio de 2009
"Amar Cesário Verde"
terça-feira, 12 de maio de 2009
A Escola e os valores da Educação
A convite da Associação de Pais, deslocou-se à Biblioteca da nossa escola, no dia 8 de Maio, o Dr. Bagão Félix para conversar com alunos de três turmas do ensino secundário, no âmbito da disciplina de Filosofia, sobre "A Escola e os valores da Educação". O Dr. Bagão Félix cativou todos que o escutavam com palavras simples, sábias e com algum humor à mistura. Os alunos e professores presentes saíram muito mais enriquecidos desta sessão. Deixamos aqui algumas frases que foram exploradas e comentadas pelo orador:
A alma não tem segredo que o
comportamento não revele (Lao-Tse)
Uma pessoa comum é exigente só com os
outros; uma pessoa superior é exigente
consigo próprio (Marco Aurélio)
Família, Escola, Empresa:
o mesmo combate !
( Yves Bonnet)
Longo é o caminho através de regras e normas;
curto e eficaz através do exemplo (Séneca)
Os chefes são líderes mais através do exemplo do
que através do poder (Tácito)
O talento pode ser feito na solidão. O carácter
é construído nos embates do mundo (Goethe)
comportamento não revele (Lao-Tse)
Uma pessoa comum é exigente só com os
outros; uma pessoa superior é exigente
consigo próprio (Marco Aurélio)
Família, Escola, Empresa:
o mesmo combate !
( Yves Bonnet)
Longo é o caminho através de regras e normas;
curto e eficaz através do exemplo (Séneca)
Os chefes são líderes mais através do exemplo do
que através do poder (Tácito)
O talento pode ser feito na solidão. O carácter
é construído nos embates do mundo (Goethe)
quarta-feira, 22 de abril de 2009
DIA MUNDIAL DO LIVRO
Todos os dias são importantes…
Eu costumava, mais por rotina do que por preocupação, perguntar à Catarina, como é que tinha sido o dia dela. A Catarina , três anitos vivazes, um dia fartou-se:”Porque é que me perguntas como foi o meu dia? Eu gosto de todos os dias .Todos os dias são importantes.”
Bela lição! Nunca mais me esqueci. Hoje, dia 23 de Abril, aproveito para dizer à Catarina -quinze anos cheios de inteligência e tranquilidade -que é um dia muito importante.: DIA MUNDIAL DO LIVRO. Temos em comum o amor pelos livros. A Catarina desafia-me :” Já sei. Neste dia, morreram escritores importantes como Cervantes e Shakespeare. Mas para mim todos os dias deviam ser dedicados à leitura. Um livro é um mundo à parte , no qual me isolo e sonho e sou outra ou eu mesma.” Outra bela lição! Afinal todos os dias são mesmos importantes...
Eu costumava, mais por rotina do que por preocupação, perguntar à Catarina, como é que tinha sido o dia dela. A Catarina , três anitos vivazes, um dia fartou-se:”Porque é que me perguntas como foi o meu dia? Eu gosto de todos os dias .Todos os dias são importantes.”
Bela lição! Nunca mais me esqueci. Hoje, dia 23 de Abril, aproveito para dizer à Catarina -quinze anos cheios de inteligência e tranquilidade -que é um dia muito importante.: DIA MUNDIAL DO LIVRO. Temos em comum o amor pelos livros. A Catarina desafia-me :” Já sei. Neste dia, morreram escritores importantes como Cervantes e Shakespeare. Mas para mim todos os dias deviam ser dedicados à leitura. Um livro é um mundo à parte , no qual me isolo e sonho e sou outra ou eu mesma.” Outra bela lição! Afinal todos os dias são mesmos importantes...
Z.C
terça-feira, 21 de abril de 2009
Concurso de escrita criativa
Realizou-se na nossa Biblioteca, durante a Semana da Escola, o CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA : "Dizem que sou uma espécie de escritor". Participaram neste concurso cerca de 60 alunos do ensino básico e secundário. A prova decorreu na Biblioteca, no dia 23 de Março, pelas 9.00 horas, e teve a duração de 45 minutos. Aos alunos do ensino básico foi lido um excerto de um conto de José Régio e foi-lhes pedido que terminassem a história que tinham ouvido. Para os alunos do ensino secundário, pela primeira vez este ano, o tema foi livre.
Parabéns a todos os participantes e esperamos que continuem a colaborar nestas iniciativas com o mesmo empenho que demonstraram este ano!
Podem-se ler aqui os textos vencedores!
Os vencedores do Concurso são os seguintes
ENSINO BÁSICO
1º PRÉMIO – João Porfírio, 7º C
2º PRÉMIO – Leonor Leão, 7º B
3º PRÉMIO – Ana Carvalho, 7º D
ENSINO SECUNDÁRIO
1º PRÉMIO – Alberto Nicolicea, 10º C2
2º PRÉMIO – Inês Mascarenhas, 11º C1
3º PRÉMIO – Maria do Carmo Rego, 10º C2
Parabéns a todos os participantes e esperamos que continuem a colaborar nestas iniciativas com o mesmo empenho que demonstraram este ano!
Podem-se ler aqui os textos vencedores!
Os vencedores do Concurso são os seguintes
ENSINO BÁSICO
1º PRÉMIO – João Porfírio, 7º C
2º PRÉMIO – Leonor Leão, 7º B
3º PRÉMIO – Ana Carvalho, 7º D
ENSINO SECUNDÁRIO
1º PRÉMIO – Alberto Nicolicea, 10º C2
2º PRÉMIO – Inês Mascarenhas, 11º C1
3º PRÉMIO – Maria do Carmo Rego, 10º C2
quarta-feira, 25 de março de 2009
domingo, 22 de março de 2009
SEMANA DA ESCOLA
A nossa escola está viva! Consulta aqui as muitas actividades que se vão realizar na nossa escola entre os dias 23 e 27 de Março.sábado, 21 de março de 2009

O Real e o Virtual
«O real e o virtual coexistem, e entram num estreito circuito que nos reenvia constantemente de um para outro. Já não é uma singularização, mas uma individuação como processo, o real e o seu virtual. Já não é uma actualização mas uma cristalização. A pura virtualidade já não tem de se actualizar uma vez que é estritamente correlativa do real com o qual forma o circuito mais pequeno. Já não há inassinabilidade do real e do virtual, mas indiscernibilidade entre os dois termos que se trocam. […] A relação do real e do virtual constitui sempre um circuito, mas de duas maneiras: tanto o real reenvia para virtuais como para outras coisas em vastos circuitos, onde o virtual se actualiza, como o real reenvia para o virtual como para o seu próprio virtual, nos mais pequenos circuitos onde o virtual cristaliza com o real.»
Gilles Deleuze, Diálogos
Subscrever:
Mensagens (Atom)


