quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Descobrir a Biblioteca








Tal com já vem sendo hábito, os alunos do 7º ano vieram descobrir a nossa biblioteca.
Através de visitas guiadas , ficaram a conhecer os diferentes espaços.No final, realizaram uma actividade lúdica: consultaram enciclopédias, dicionários e livros de literatura juvenil.Tratou-se de um concurso e por isso houve vencedores e prémios.Aqui fica a lista dos grupos eleitos em cada turma:
7º A : Margarida Santos ; Mafalda Eraclides e Raquel Santos
7º B: Cláudia Guerreiro, Mariana Vilhena e Marta Vasconcelos
7º C: Francisco Torres e João Morais
7º D: João Marchã, Patrícia Pereira e Neusa Moreno
Pedia-se uma definição de livro. As frases mais criativas foram as seguintes:
Um livro é ....
"...uma vida entre linhas."
"...algo onde podemos dar asas à nossa imaginação."
"...é originalidade e sabedoria."
"...é um portal para o mundo da fantasia."
A todos os participantes, os nossso parabéns e votos de boas leituras!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LEITURA À SOLTA



No dia 26 de Outubro -Dia Internacional da Biblioteca Escolar-tivemos um agrdável momento de partilha literária .As alunas do 11ºH2:Helena Lins e Mariana Lobo assim como o aluno do 11ºC4,Emanuel Cunha, fizeram a leitura dramatizada do texto A Nossa Biblioteca, da autoria da professora Zelinda Cruz, publicado neste espaço , em Outubro de 2008.De seguida foram recitados, por alunos do 12ºC3, alguns poemas de diversos autores portugueses .Foram também lidos poemas de dois alunos:João Rego, do 12ºC3 e Ricardo Batista do 11ºH2. A leitura esteve à solta na biblioteca e reteve a atenção e o entusiasmo da assistência.




MIRAFLORES, ESCOLA DE LEITORES

No âmbito do Projecto ALER+, realizámos uma amostragem dos" Leitores de Miraflores", tentando abranger os elementos que compõem a nossa comunidade educativa. O resultado foi uma exposição que está patente no átrio da Biblioteca .Venham ver que vale a pena!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009







OUTUBRO: Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Desde o ano passado que se comemora, em Outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar por decisão da ISLA (Internacional Association of School Librarianship). O tema aglutinador deste ano é “School Libraries: The Big Picture”.

A Rede de Bibliotecas Escolares decidiu, por sua vez, que a última segunda feira do mês de Outubro seria o dia em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão. O dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.

domingo, 13 de setembro de 2009

NOVO ANO, NOVOS PROJECTOS!

O SOL ainda nos queima a pele e traz lembranças de lugares, pessoas, cheiros e paladares mais ou conhecidos. Tudo fica agora num cantinho da nossa memória e afloram as palavras ditas vezes sem conta: "Para o ano há mais!"
Estamos de regresso à escola !
Eperam-nos novos desafios , novos projectos e muita determinação.
Avancemos pois!
Este ano , a nossa escola é uma ESCOLA :


Este Projecto é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas. Resulta da parceria com o National Reading Trust, em particular com o projecto Reading Connects e conta com o apoio da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Pretende-se que as escolas e bibliotecas escolares, em estreita parceria com as biliotecas públicas e toda a comunidade, possam criar uma cultura integrada de leitura.
A nossa escola foi uma das trinta e três, a nível nacional, a ser convidada para integrar este projecto. Contamos pois com a participação de toda a comunidade educativa.

O lema escolhido na dinamização de todas as actividades relacionadas com este Projecto é:

MIRAFLORES , ESCOLA DE LEITORES!

BOM ANO E EXCELENTES LEITURAS!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A BIBLIOTECA ESCOLAR E OS NOVOS PROGRAMAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

A proposta de programa de Língua Portuguesa para o ensino básico foi homologada pelo Ministério de Educação no passado mês de Março, após um período de consulta pública. Nestes novos programas, a Biblioteca surge como um dos recursos a potencializar. Diz-se que "o trabalho em sala de aula beneficiará grandemente de uma relação estreita com a biblioteca escolar, devendo esta possibilitar o acesso a uma variedade alargada de recursos que permitam apoiar e concretizar, de forma mais eficaz, o trabalho a realizar, por professores e alunos". E acrescenta-se que "o recurso à biblioteca escolar, tanto em articulação com o trabalho da sala de aula como livremente utilizada pelos alunos, integra-se numa prática inclusiva, que fomenta a autonomia e a disponibilidade para a aprendizagem ao longo da vida."

Esta proposta de programa pode ser consultada na íntegra na página Web do Ministério da Educação mas apresentamos aqui um documento que apresenta as
Referências à Biblioteca Escolar nos novos programas de Língua Portuguesa do ensino básico