domingo, 31 de janeiro de 2010

Ainda a ...EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR

A terceira sessão dedicada à Educação Sexual em Meio Escolar decorreu no dia 13 de Janeiro e foi dinamizada pela professora Luísa Amaral e pela psicóloga da escola, Catarina Semblano.Abordaram-se temas ligados ao domínio da Psicologia, nomeadamente,  Socialização, O Eu e a identidade Atracção Interpessoal e Sexualidade e Perturbações do Comportamento Alimentar.
As Artes e Letras encerraram, no dia 20 de Janeiro, este ciclo de reflexões. A apresentação da  professora Ana Leonor Tomás enveredou pelo mundo da sexualidade nas Artes, enquanto que a prelecção do professor José Luís Santos se centrou nas múltiplas facetas do amor, na literatura.

Para saber mais clique aqui e aqui.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Educação Sexual em Meio Escolar -Topologias de Eros

A segunda sessão sobre esta temática concretizou-se, como previsto, no dia 6 de Janeiro. A dinamização esteve a cargo das professoras Margarida Albergaria e Fátima Lopes. A abordagem incidiu sobre o papel que a escola tem na formação sexual dos jovens. Os professores participantes tiveram oportunidade de conhecer algumas "técnicas de Educação sexual"para trabalhar com os alunos.
Para saber mais clique aqui.

sábado, 2 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR - Topologias de Eros


A Educação Sexual abordada à luz de diferentes domínios:
da Filosofia às Artes, passando pela Biologia, Psicologia e Literatura.
      Os objectivos definidos pela lei 60/2009, sobre o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, são, entre outros: O desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; A melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais dos jovens; O respeito pela diferença entre pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; A compreensão científica do funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos... Neste âmbito, um grupo de professores de diferentes disciplinas, acompanhado pela psicóloga da escola, organizou várias sessões de formação, destinadas a professores. A primeira decorreu no dia 16 de Dezembro. Dinamizaram-na os professores José Caselas e Diogo Lidónio, ambos de Filosofia. O primeiro dissertou sobre " O corpo utópico e glorioso (o amor, a nudez e a vergonha) e o segundo sobre "A evolução da moral sexual no Ocidente - um ponto de vista filosófico".


Seguem - se, durante o mês de Janeiro, mais três sessões:


- 6 de Janeiro: "Dos Meninos e Meninas; das Raparigas e Rapazes: dos Homens e Mulheres" - professoras Margarida Albergaria e Graça Silva.


- 13 de Janeiro: "Socialização, Identidade e Género, Atracção Interpessoal"  - professora Luísa Amaral e "Quem és tu no espelho?" - Sexualidade e Perturbações do Comportamento Alimentar - Catarina Semblano - psicóloga.


- 20 de Janeiro: " Os Enleios que o amor tece" professor José Luís Santos e "Sexualidade nas Artes" - professora Ana Leonor Tomás.



Todas as sessões têm lugar na biblioteca, às 16.30H.


Espera-se que todos fiquem mais esclarecidos e possam, junto dos alunos, contribuir para o esclarecimento de dúvidas, medos e preconceitos!






domingo, 13 de dezembro de 2009

Lançamento do Livro "Letras com Sabor"


No dia 3 de Dezembro, teve lugar, na biblioteca, o lançamento do livro da responsabilidade da equipa da biblioteca : Letras com Sabor. Este projecto começou a ser delineado no final do ano anterior, tendo as professoras Amélia Serra e Maria José Proença, (que já não se encontram na escola) ,dado o impulso.
Trata-se de um pequeno livro de prazeres: sabores, cheiros e sentimentos.

A iniciativa contou com a presença de elementos da Direcção, de professores das mais diversas disciplinas e de pais e encarregados de educação , membros da Associação de Pais.O livro foi de tal forma um êxito que rapidamente esgotou. A equipa promete uma nova edição!

Muito apreciadas foram também as iguarias feitas por algumas professoras da equipa da biblioteca.



Parabéns a todos os que colaboraram nesta actividade!

Livro "Letras Com Sabor" - Divulgação

Cartaz e
Convite

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Descobrir a Biblioteca








Tal com já vem sendo hábito, os alunos do 7º ano vieram descobrir a nossa biblioteca.
Através de visitas guiadas , ficaram a conhecer os diferentes espaços.No final, realizaram uma actividade lúdica: consultaram enciclopédias, dicionários e livros de literatura juvenil.Tratou-se de um concurso e por isso houve vencedores e prémios.Aqui fica a lista dos grupos eleitos em cada turma:
7º A : Margarida Santos ; Mafalda Eraclides e Raquel Santos
7º B: Cláudia Guerreiro, Mariana Vilhena e Marta Vasconcelos
7º C: Francisco Torres e João Morais
7º D: João Marchã, Patrícia Pereira e Neusa Moreno
Pedia-se uma definição de livro. As frases mais criativas foram as seguintes:
Um livro é ....
"...uma vida entre linhas."
"...algo onde podemos dar asas à nossa imaginação."
"...é originalidade e sabedoria."
"...é um portal para o mundo da fantasia."
A todos os participantes, os nossso parabéns e votos de boas leituras!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

LEITURA À SOLTA



No dia 26 de Outubro -Dia Internacional da Biblioteca Escolar-tivemos um agrdável momento de partilha literária .As alunas do 11ºH2:Helena Lins e Mariana Lobo assim como o aluno do 11ºC4,Emanuel Cunha, fizeram a leitura dramatizada do texto A Nossa Biblioteca, da autoria da professora Zelinda Cruz, publicado neste espaço , em Outubro de 2008.De seguida foram recitados, por alunos do 12ºC3, alguns poemas de diversos autores portugueses .Foram também lidos poemas de dois alunos:João Rego, do 12ºC3 e Ricardo Batista do 11ºH2. A leitura esteve à solta na biblioteca e reteve a atenção e o entusiasmo da assistência.