Findo o ciclo de sessões,eis a AVALIAÇÃO:
domingo, 7 de fevereiro de 2010
domingo, 31 de janeiro de 2010
Ainda a ...EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR
A terceira sessão dedicada à Educação Sexual em Meio Escolar decorreu no dia 13 de Janeiro e foi dinamizada pela professora Luísa Amaral e pela psicóloga da escola, Catarina Semblano.Abordaram-se temas ligados ao domínio da Psicologia, nomeadamente, Socialização, O Eu e a identidade, Atracção Interpessoal e Sexualidade e Perturbações do Comportamento Alimentar.
As Artes e Letras encerraram, no dia 20 de Janeiro, este ciclo de reflexões. A apresentação da professora Ana Leonor Tomás enveredou pelo mundo da sexualidade nas Artes, enquanto que a prelecção do professor José Luís Santos se centrou nas múltiplas facetas do amor, na literatura.
Para saber mais clique aqui e aqui.
Para saber mais clique aqui e aqui.
domingo, 10 de janeiro de 2010
Educação Sexual em Meio Escolar -Topologias de Eros
A segunda sessão sobre esta temática concretizou-se, como previsto, no dia 6 de Janeiro. A dinamização esteve a cargo das professoras Margarida Albergaria e Fátima Lopes. A abordagem incidiu sobre o papel que a escola tem na formação sexual dos jovens. Os professores participantes tiveram oportunidade de conhecer algumas "técnicas de Educação sexual"para trabalhar com os alunos.
Para saber mais clique aqui.sábado, 2 de janeiro de 2010
EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR - Topologias de Eros

A Educação Sexual abordada à luz de diferentes domínios:
da Filosofia às Artes, passando pela Biologia, Psicologia e Literatura.
da Filosofia às Artes, passando pela Biologia, Psicologia e Literatura.
Os objectivos definidos pela lei 60/2009, sobre o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, são, entre outros: O desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; A melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais dos jovens; O respeito pela diferença entre pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; A compreensão científica do funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos... Neste âmbito, um grupo de professores de diferentes disciplinas, acompanhado pela psicóloga da escola, organizou várias sessões de formação, destinadas a professores. A primeira decorreu no dia 16 de Dezembro. Dinamizaram-na os professores José Caselas e Diogo Lidónio, ambos de Filosofia. O primeiro dissertou sobre " O corpo utópico e glorioso (o amor, a nudez e a vergonha) e o segundo sobre "A evolução da moral sexual no Ocidente - um ponto de vista filosófico".
Seguem - se, durante o mês de Janeiro, mais três sessões:
- 6 de Janeiro: "Dos Meninos e Meninas; das Raparigas e Rapazes: dos Homens e Mulheres" - professoras Margarida Albergaria e Graça Silva.
- 13 de Janeiro: "Socialização, Identidade e Género, Atracção Interpessoal" - professora Luísa Amaral e "Quem és tu no espelho?" - Sexualidade e Perturbações do Comportamento Alimentar - Catarina Semblano - psicóloga.
- 20 de Janeiro: " Os Enleios que o amor tece" professor José Luís Santos e "Sexualidade nas Artes" - professora Ana Leonor Tomás.
Todas as sessões têm lugar na biblioteca, às 16.30H.
Espera-se que todos fiquem mais esclarecidos e possam, junto dos alunos, contribuir para o esclarecimento de dúvidas, medos e preconceitos!
domingo, 13 de dezembro de 2009
Lançamento do Livro "Letras com Sabor"
No dia 3 de Dezembro, teve lugar, na biblioteca, o lançamento do livro da responsabilidade da equipa da biblioteca : Letras com Sabor. Este projecto começou a ser delineado no final do ano anterior, tendo as professoras Amélia Serra e Maria José Proença, (que já não se encontram na escola) ,dado o impulso.
Trata-se de um pequeno livro de prazeres: sabores, cheiros e sentimentos.
A iniciativa contou com a presença de elementos da Direcção, de professores das mais diversas disciplinas e de pais e encarregados de educação , membros da Associação de Pais.O livro foi de tal forma um êxito que rapidamente esgotou. A equipa promete uma nova edição!
Muito apreciadas foram também as iguarias feitas por algumas professoras da equipa da biblioteca.
Parabéns a todos os que colaboraram nesta actividade!
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Descobrir a Biblioteca
Tal com já vem sendo hábito, os alunos do 7º ano vieram descobrir a nossa biblioteca.
Através de visitas guiadas , ficaram a conhecer os diferentes espaços.No final, realizaram uma actividade lúdica: consultaram enciclopédias, dicionários e livros de literatura juvenil.Tratou-se de um concurso e por isso houve vencedores e prémios.Aqui fica a lista dos grupos eleitos em cada turma:
7º A : Margarida Santos ; Mafalda Eraclides e Raquel Santos
7º B: Cláudia Guerreiro, Mariana Vilhena e Marta Vasconcelos
7º C: Francisco Torres e João Morais
7º D: João Marchã, Patrícia Pereira e Neusa Moreno
Pedia-se uma definição de livro. As frases mais criativas foram as seguintes:
Um livro é ....
"...uma vida entre linhas."
"...algo onde podemos dar asas à nossa imaginação."
"...é originalidade e sabedoria."
"...é um portal para o mundo da fantasia."
A todos os participantes, os nossso parabéns e votos de boas leituras!
Subscrever:
Mensagens (Atom)








