domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ler+ mais a rir...

    No âmbito do Projecto aLer+, do qual faz parte a actividade:
"Os livros que me marcaram", tivemos a presença, bem humorada, de Ricardo Araújo Pereira , no dia 23 de Fevereiro.
 A simpatia, boa disposição e alegria que o caracterizam contagiaram todos os que conseguiram assistir à sessão. É de referir  que a  sala de leitura da Biblioteca foi demasiado pequena para acolher todos quanto apreciam o artista. Ricardo Araújo Pereira veio falar de leituras , dos livros que o marcaram , da importância de ler+ , sem nunca deixar de lado o seu requintado humor: analisou um conto cubano para nos fazer entender que se deve também ler nas entrelinhas e referiu-se a Hamlet e a D.Quixote como pessoas suas conhecidas,de quem se diz piadas.



















Para continuar a rir, recomendamos o último livro do autor, que marca presença numa das estantes da nossa Biblioteca!


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AULA ABERTA

      No dia 29 de Janeiro foi apresentada uma Aula Aberta aos alunos do 12º ano de Humanidades centrada na disciplina de História leccionada pela Professora Conceição Águas. Tal como em todos os anos, o objectivo é conduzir uma reflexão conjunta através do diálogo que permita compreender alguns conceitos do léxico político contemporâneo. Assim, privilegia-se a abordagem do totalitarismo (que se enquadra no programa dos alunos), lançando mão de alguns conceitos que lhes desconhecidos. O conceito-chave mobilizado para a compreensão do nazismo foi o paradigma imunitário do filósofo italiano Roberto Esposito presente sobretudo nas suas obras Immunitas (2002) e Bíos (2004). Este filósofo que já esteve num ciclo de conferências da Culturgest consagrada à Biopolítica, é uma das vozes mais inovadoras da política actual, embora não seja muito conhecido em Portugal. Não sendo aqui o lugar de explicitação deste conceito remetemos para uma breve exposição.

Com a ajuda de um excerto do Filme de Olivier Hirschbiegel, A Queda, (Der Untergang), que ilustra os últimos momentos de Hitler no seu bunker que culminou no suicídio de vários membros nacional-socialistas, o argumento foi apresentado e perfeitamente percebido pelos alunos embora se trate de uma complexa teoria política. Por que motivo um regime votado à edificação de uma raça perfeita, à construção de uma comunidade pura e superior se entrega a um dispositivo imunitário contra os "inferiores", a ponto de os pretender exterminar totalmente? Sendo o dispositivo imunitário uma normalização higiénico-sanitária de âmbito médico contra uma enfermidade contagiosa, que providencie uma autoprotecção da comunidade (basta lembrar por exemplo a barreira «imunitária» contra o fluxo imigratório nas nossas sociedades), a verdade é que no caso do nazismo essa protecção excessiva da comunidade se virou contra ela própria. A metáfora aqui presente é que uma defesa da vida para além de um certo limiar acarreta a própria negação da vida (como no caso das doenças auto-imunes). Elevar a protecção contra o risco implicou no nazismo uma protecção negativa que acabou por se transformar no seu oposto. Como afirma Esposito: «Certamente que os sistemas imunitários são necessários, nenhum corpo social poderia evitá-lo, mas quando crescem desmesuradamente acabam por conduzir à completa explosão ou implosão do organismo.» (Termini della política. Communità, Immunità, Biopolítica). Podemos ler os acontecimentos do 11 de Setembro à luz de uma excesso imunitário por parte do integrismo islâmico? Esta será talvez matéria para uma próxima sessão...
José Caselas

AVALIAÇÃO DA SESSÃO:


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Escrever, escrever, sempre mais...

Uma escola aLer+ é sem dúvida uma escola a escrever +. Assim o comprovam as participações dos alunos nos vários concursos.
-Concurso "Faça lá um poema" - uma iniciativa do Projecto aLer+, Casa das Artes e CCB, no âmbito da comemoração do dia Mundial da Poesia , que se celebra a 21 de Março -
Alunos cujos poemas foram seleccionados: Ensino Básico: Miguel Realista, 7ºD; Bruno Machado,8ºD e Miguel Domingues,8ºB.
Ensino Secundário: Rafael Rodrigues,12ºE1;Carolina Prazeres,12ºC2 e Ricardo Batista,11H1. Os poemas encontram-se afixados no átrio da Biblioteca.
Venham lê-los! Vale a pena!

-Alunos apurados para a segunda fase do Concurso Nacional de Leitura:

João Porfírio,8ºC;Francisca Guimarães, 8ºB e Maria Teresa Santana,7ºD. (ensino básico). 

 Carolina Barros,10ªC1 e Inês Mascarenhas,12ºC1.    (ensino secundário).
 Parabéns e Boa Sorte para a fase distrital que se avizinha!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ainda a ...EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR

A terceira sessão dedicada à Educação Sexual em Meio Escolar decorreu no dia 13 de Janeiro e foi dinamizada pela professora Luísa Amaral e pela psicóloga da escola, Catarina Semblano.Abordaram-se temas ligados ao domínio da Psicologia, nomeadamente,  Socialização, O Eu e a identidade Atracção Interpessoal e Sexualidade e Perturbações do Comportamento Alimentar.
As Artes e Letras encerraram, no dia 20 de Janeiro, este ciclo de reflexões. A apresentação da  professora Ana Leonor Tomás enveredou pelo mundo da sexualidade nas Artes, enquanto que a prelecção do professor José Luís Santos se centrou nas múltiplas facetas do amor, na literatura.

Para saber mais clique aqui e aqui.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Educação Sexual em Meio Escolar -Topologias de Eros

A segunda sessão sobre esta temática concretizou-se, como previsto, no dia 6 de Janeiro. A dinamização esteve a cargo das professoras Margarida Albergaria e Fátima Lopes. A abordagem incidiu sobre o papel que a escola tem na formação sexual dos jovens. Os professores participantes tiveram oportunidade de conhecer algumas "técnicas de Educação sexual"para trabalhar com os alunos.
Para saber mais clique aqui.

sábado, 2 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR - Topologias de Eros


A Educação Sexual abordada à luz de diferentes domínios:
da Filosofia às Artes, passando pela Biologia, Psicologia e Literatura.
      Os objectivos definidos pela lei 60/2009, sobre o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, são, entre outros: O desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; A melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais dos jovens; O respeito pela diferença entre pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; A compreensão científica do funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos... Neste âmbito, um grupo de professores de diferentes disciplinas, acompanhado pela psicóloga da escola, organizou várias sessões de formação, destinadas a professores. A primeira decorreu no dia 16 de Dezembro. Dinamizaram-na os professores José Caselas e Diogo Lidónio, ambos de Filosofia. O primeiro dissertou sobre " O corpo utópico e glorioso (o amor, a nudez e a vergonha) e o segundo sobre "A evolução da moral sexual no Ocidente - um ponto de vista filosófico".


Seguem - se, durante o mês de Janeiro, mais três sessões:


- 6 de Janeiro: "Dos Meninos e Meninas; das Raparigas e Rapazes: dos Homens e Mulheres" - professoras Margarida Albergaria e Graça Silva.


- 13 de Janeiro: "Socialização, Identidade e Género, Atracção Interpessoal"  - professora Luísa Amaral e "Quem és tu no espelho?" - Sexualidade e Perturbações do Comportamento Alimentar - Catarina Semblano - psicóloga.


- 20 de Janeiro: " Os Enleios que o amor tece" professor José Luís Santos e "Sexualidade nas Artes" - professora Ana Leonor Tomás.



Todas as sessões têm lugar na biblioteca, às 16.30H.


Espera-se que todos fiquem mais esclarecidos e possam, junto dos alunos, contribuir para o esclarecimento de dúvidas, medos e preconceitos!