sexta-feira, 30 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO

A comemoração do DIA MUNDIAL DO LIVRO chegou mais cedo à Biblioteca. No dia 22 de Abril, convidámos o escritor Miguel Real, autor do livro Memórias de Branca Dias- um dos livros escolhidos para o Concurso Nacional de Leitura do Ensino Secundário (2ª fase)-
A sessão contou com a presença de três turmas do Secundário, num total de 70 alunos, acompanhados pelos respectivos professores. 
O escritor, que também é professor, ensaísta, historiador, jornalista e dramaturgo  falou do prazer de ler, de escrever e das muitas viagens que faz, que servem de mote aos seus livros. Contagiou os alunos com a sua forma simples de contar histórias,de relembrar a História que,nos seus livros, se entrelaçam.














No dia 23 - O DIA MUNDIAL DO LIVRO -entraram em acção as BRIGADAS DA LEITURA e levaram a LEITURA PORTA A PORTA.Alunos do Ensino Básico:do 7ºD, do 8ºC, 8ºD e 9ºD, surpreenderam professores e colegas indo a diferentes salas, ler.
Acompanhados pela professora bibliotecária, estiveram em  11 turmas.A BRIGADAS,de t-shirt a rigor, "invadiram" também a sala de professores, a sala da Direcção, os Serviços Administrativos e o PBX, lendo textos seus ou de autores.
A iniciativa primou pela boa disposição, empenho e audácia dos alunos, que bem mereceram os aplausos de todos os que, atentamente, os ouviram!
Aqui fica o registo fotográfico:

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Como já vem sendo hábito durante a SEMANA DA ESCOLA, a Biblioteca promove o CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA, destinado aos alunos dos ensinos Básico e Secundário.Este ano inscreveram-se 37 alunos.O concurso teve lugar no dia 23 de Março, em duas sessões.
Para o ensino Básico pedia-se a continuação de uma crónica de Mário de Carvalho enquanto que os alunos do Secundário tinham que reflectir e criar um texto  sobre o acto de escrita, a partir de um excerto do livro O Mergulho, de Rui Machado.
Depois de lidos e analisados os textos aqui ficam os resultados:
Ensino Básico:
1º Prémio:João Porfírio-8ºC
2º Prémio: Ana Carvalho- 8ºD
3º Prémio:Beatriz Pessoa -9ºD
Ensino Secundário:
1º Prémio:Inês Mascarenhas -12ºC1
2º Prémio: Beatriz Crespo -10ºC3
3º Prémio:Rita Corrêa 11ºC4
Todos os alunos receberam um certificado de participação e cheques FNAC.
Os nosssos parabéns pela vontade em participar e pela criatividade demonstrada!
Os textos dos vencedores serão afixados, em breve, no átrio da Biblioteca.


quarta-feira, 31 de março de 2010

Sensacionismo e Futurismo na «Ode Triunfal» de Álvaro de Campos

    Durante a Semana da Escola, o professor José Luís Santos dinamizou uma interessante palestra onde abordou um dos poemas mais importantes de um  heterónimo de Fernando Pessoa:Álvaro de Campos e a  sua Ode Triunfal.












segunda-feira, 29 de março de 2010

SEMANA DA ESCOLA: 21 A 26 DE MARÇO


uma semana rica em actividades: as imagens falam por si!

Um primeiro prémio...merecido

Domingo : 21 de Março: Dia Mundial da Floresta, Início da Primavera e também Dia Mundial da Poesia.Um bonito dia para um prémio merecido.O nosso aluno, Ricardo Batista, recebeu, no Centro Cultural de Belém, o 1º prémio do concurso: Faça lá um poema,  do ensino secundário,a nível nacional.
Uma vez mais, parabéns!

A pensar no próximo concurso, Ricardo?

domingo, 14 de março de 2010

BOOKCROSSING...A NÃO PERDER!

       ESTREIA BREVEMENTE 
                ZONA de BOOKCROSSING
                          Num frigorífico perto de si

    
    OS LIVROS À(s) VOLTA(s) @ Secundária de Miraflores

quinta-feira, 11 de março de 2010

    A Biblioteca tem o enorme  prazer em informar que o aluno RICARDO BATISTA, DO 11ºH2, obteve o 1º prémio, do Ensino Secundário, no concurso: faça lá um poema, a nível Nacional, com o poema “O Homem das tuas tardes”. Este concurso foi uma iniciativa do  Projecto Ler +, C.C.B e Casa das Artes e abrangeu todos os ciclos de ensino.
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 21 de Março, no Centro Cultural de Belém, na comemoração do dia Mundial da Poesia.
Parabéns Ricardo !

Aqui fica o poema vencedor:
O homem das tuas tardes

Toca-me com as tuas mãos e não com os teus passos.
Não passes por mim, não te cales nem te feches em olhares.
Amanhece, e boceja a brisa ainda calma pelo sono…
Anoitece, e rasga os lençóis com beijos para que o sol nasça por onde os regaste.

(tudo isto bola de cristal embaciada pelos meus suspiros,
E quando penso em olhar-me ao espelho, despido,
Vejo em vez dos lábios, as mãos unidas como pedra!)

E para quem lê é muito, para quem vive, pouco…
Não chegam os sentidos: ouvir, cheirar, ver e não sentir
O vestido vermelho que te veste os lábios.

Mas serei sempre uma estátua numa rua com o teu nome.
Uma estátua sem manhãs nem noites,
Um boneco preso entre grades
Que canta tristes canções, por ser apenas o homem das tuas tardes.


Alexandre Amante (Ricardo Batista, 11º H2)