segunda-feira, 7 de junho de 2010

MUITAS IDEIAS PARA UM TEMA

       O número 7 da revista da escola,  IDEIAS E TEMAS, já está disponível para toda a comunidade.
O seu lançamento teve lugar no dia 1 de Junho, na Biblioteca, com a presença dos elementos que fazem parte da sua edição assim como alguns dos autores e colaboradores. Este número, subordinado ao tema Pessoa /Não Pessoa, contou com a participação de professores de várias áreas disciplinares e de alunos de diferentes níveis de ensino.
Seja prosa ou poesia, aqui encontramos um leque variado de textos que falam de pessoas, de muitas pessoas. Os artigos centram-se em domínios como a  psicologia, a filosofia, a literatura, a matemática ou a arte, tendo como tema agregador, o Ser - ficcional ou não - a sua essência, aparência,  emotividade, complexidade...
A apresentação da revista culminou com um lanche onde se destacou a capa da IDEIAS E TEMAS, sob a forma de um excelente bolo!



domingo, 6 de junho de 2010

O BOOKCROSSING JÁ ANDA ...ÀS VOLTAS!

     O Pojecto Bookcrossing está já em acção na escola. O frigorífico, devidamente reciclado e adaptado a estante, encontra-se no Pavilhão D, junto à Associação de Estudantes.
 Existem cartazes e folhetos explicativos sobre o funcionamento de todo este Projecto.

 Adere, Lê e Liberta!


De velho se fez novo. Em nome da LEITURA!

   A equipa do Projecto aler+ agradece a todas as instituições que nos ofereceram livros, à Associação de Estudantes, pelo seu envolvimento no Projecto assim como ao Nuno e à Sofia (na foto em cima), alunos do 12ºA1, que deram nova vida a um frigorífico já sem serventia.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

EM CHEIO!

     A manhã do dia 30 de Maio, Domingo, parecia-se com todas as outras deste Verão precoce: muito azul, muito sol, calor a apetecer praia, passeio, convívio... Mas, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa viviam-se outras emoções. Começava a Grande Final do Concurso Nacional de Leitura.  A nossa aluna,  Inês Mascarenhas, do 12ºC1, seleccionada entre mais de 25 mil alunos a nível nacional, estava lá, assim como a família, amigos e professores por ela convidados .
As provas, com a duração de 1 minuto cada, foram superadas de forma fantástica pela Inês, que obteve assim o PRIMEIRO LUGAR, do Ensino Scundário, a nível Nacional.
A Escola, a Biblioteca e o Projecto aler+  congratulam-se com esta vitória.
Uma vez mais, foi em CHEIO, pois é a segunda vez este ano que alunos da Escola ficam em primeiro lugar em concursos relacionados com a escrita e a leitura.
(O programa foi gravado e passa na RPT1, Domingo, dia 6 de Junho, pelas 17H.)
 

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Livros e mais livros...

  Com o objectivo de tornar mais rica a nossa biblioteca e cativar mais leitores, professores das mais diversas disciplinas, alunos e pais têm-nos oferecido livros, gramáticas, prontuários e também o audio-livro:
O Principezinho.
A Biblioteca agradece assim como todos os seu utilizadores!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 3ªFASE

A nossa aluna, Inês Mascarenhas, do 12ºC1, foi seleccionada para a 3ªfase do CONCUSO NACIONAL DE LEITURA.
Parabéns e força para a recta final!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

DIA MUNDIAL DO LIVRO

A comemoração do DIA MUNDIAL DO LIVRO chegou mais cedo à Biblioteca. No dia 22 de Abril, convidámos o escritor Miguel Real, autor do livro Memórias de Branca Dias- um dos livros escolhidos para o Concurso Nacional de Leitura do Ensino Secundário (2ª fase)-
A sessão contou com a presença de três turmas do Secundário, num total de 70 alunos, acompanhados pelos respectivos professores. 
O escritor, que também é professor, ensaísta, historiador, jornalista e dramaturgo  falou do prazer de ler, de escrever e das muitas viagens que faz, que servem de mote aos seus livros. Contagiou os alunos com a sua forma simples de contar histórias,de relembrar a História que,nos seus livros, se entrelaçam.














No dia 23 - O DIA MUNDIAL DO LIVRO -entraram em acção as BRIGADAS DA LEITURA e levaram a LEITURA PORTA A PORTA.Alunos do Ensino Básico:do 7ºD, do 8ºC, 8ºD e 9ºD, surpreenderam professores e colegas indo a diferentes salas, ler.
Acompanhados pela professora bibliotecária, estiveram em  11 turmas.A BRIGADAS,de t-shirt a rigor, "invadiram" também a sala de professores, a sala da Direcção, os Serviços Administrativos e o PBX, lendo textos seus ou de autores.
A iniciativa primou pela boa disposição, empenho e audácia dos alunos, que bem mereceram os aplausos de todos os que, atentamente, os ouviram!
Aqui fica o registo fotográfico:

CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Como já vem sendo hábito durante a SEMANA DA ESCOLA, a Biblioteca promove o CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA, destinado aos alunos dos ensinos Básico e Secundário.Este ano inscreveram-se 37 alunos.O concurso teve lugar no dia 23 de Março, em duas sessões.
Para o ensino Básico pedia-se a continuação de uma crónica de Mário de Carvalho enquanto que os alunos do Secundário tinham que reflectir e criar um texto  sobre o acto de escrita, a partir de um excerto do livro O Mergulho, de Rui Machado.
Depois de lidos e analisados os textos aqui ficam os resultados:
Ensino Básico:
1º Prémio:João Porfírio-8ºC
2º Prémio: Ana Carvalho- 8ºD
3º Prémio:Beatriz Pessoa -9ºD
Ensino Secundário:
1º Prémio:Inês Mascarenhas -12ºC1
2º Prémio: Beatriz Crespo -10ºC3
3º Prémio:Rita Corrêa 11ºC4
Todos os alunos receberam um certificado de participação e cheques FNAC.
Os nosssos parabéns pela vontade em participar e pela criatividade demonstrada!
Os textos dos vencedores serão afixados, em breve, no átrio da Biblioteca.