quarta-feira, 29 de setembro de 2010
domingo, 26 de setembro de 2010
AO TRABALHO!
Os primeiros dias de ansiedade, característicos do regresso ao trabalho, já ficaram para trás. Mais calmos agora e cheios de energia, estamos já a preparar o novo ano lectivo com mais projectos, mais actividades, mais iniciativas, que pretendem envolver toda a comunidade educativa.
Iniciamos com a divulgação do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA.
Como já vem sendo hábito nestes últimos anos, a Biblioteca dinamiza este concurso junto dos alunos dos Ensino Básico e Secundário, escolhendo os livros destinados à leitura desta primeira fase, que se desenvolve a nível de escola. Estão abertas as inscrições até ao dia 17 de Dezembro.O Regulamento encontra-se na Biblioteca e os livros a concurso são os seguintes:
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
LEITURAS
Entendo que os livros são para ler em todas as épocas.
No entanto, agora que o trabalho escolar nos deixou a mente mais liberta e o calor pede uma bela esplanada ou um qualquer recanto de sombra, nada melhor para aproveitar e... ler ainda mais.
Deixo aqui sugestões dos últimos livros que tive o prazer de descobrir. Espero que algum deles vos desperte também a vontade de ler e, no regresso, quem sabe, trocar impressões. Boas Férias!
Z.C.
Z.C.
Vamos fazer o que ainda não foi feito."
segunda-feira, 21 de junho de 2010
AS PALAVRAS NUNCA SÃO DE MAIS
Sim:
Faltam palavras para falar do Homem simples que foi.
Faltam palavras para dizer o que fez pela Literatura.
Faltam palavras para exprimir a tristeza de nunca mais poder ler um novo livro.
Mas...
Sobram ainda muitas palavras nas páginas que nos deixou.
Sobram ainda muitas palavras para nos inquietar os sentidos.
Sobram ainda muitas palavras que não deixam morrer os nossos sonhos!
Como nesta história:
http://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U&feature=player_embedded
Como nesta história:
segunda-feira, 7 de junho de 2010
MUITAS IDEIAS PARA UM TEMA
O número 7 da revista da escola, IDEIAS E TEMAS, já está disponível para toda a comunidade.
O seu lançamento teve lugar no dia 1 de Junho, na Biblioteca, com a presença dos elementos que fazem parte da sua edição assim como alguns dos autores e colaboradores. Este número, subordinado ao tema Pessoa /Não Pessoa, contou com a participação de professores de várias áreas disciplinares e de alunos de diferentes níveis de ensino.
Seja prosa ou poesia, aqui encontramos um leque variado de textos que falam de pessoas, de muitas pessoas. Os artigos centram-se em domínios como a psicologia, a filosofia, a literatura, a matemática ou a arte, tendo como tema agregador, o Ser - ficcional ou não - a sua essência, aparência, emotividade, complexidade...
A apresentação da revista culminou com um lanche onde se destacou a capa da IDEIAS E TEMAS, sob a forma de um excelente bolo!
domingo, 6 de junho de 2010
O BOOKCROSSING JÁ ANDA ...ÀS VOLTAS!
O Pojecto Bookcrossing está já em acção na escola. O frigorífico, devidamente reciclado e adaptado a estante, encontra-se no Pavilhão D, junto à Associação de Estudantes.
Existem cartazes e folhetos explicativos sobre o funcionamento de todo este Projecto.
Existem cartazes e folhetos explicativos sobre o funcionamento de todo este Projecto.
Adere, Lê e Liberta!
De velho se fez novo. Em nome da LEITURA!
A equipa do Projecto aler+ agradece a todas as instituições que nos ofereceram livros, à Associação de Estudantes, pelo seu envolvimento no Projecto assim como ao Nuno e à Sofia (na foto em cima), alunos do 12ºA1, que deram nova vida a um frigorífico já sem serventia.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
EM CHEIO!
A manhã do dia 30 de Maio, Domingo, parecia-se com todas as outras deste Verão precoce: muito azul, muito sol, calor a apetecer praia, passeio, convívio... Mas, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa viviam-se outras emoções. Começava a Grande Final do Concurso Nacional de Leitura. A nossa aluna, Inês Mascarenhas, do 12ºC1, seleccionada entre mais de 25 mil alunos a nível nacional, estava lá, assim como a família, amigos e professores por ela convidados .
As provas, com a duração de 1 minuto cada, foram superadas de forma fantástica pela Inês, que obteve assim o PRIMEIRO LUGAR, do Ensino Scundário, a nível Nacional.
A Escola, a Biblioteca e o Projecto aler+ congratulam-se com esta vitória.
As provas, com a duração de 1 minuto cada, foram superadas de forma fantástica pela Inês, que obteve assim o PRIMEIRO LUGAR, do Ensino Scundário, a nível Nacional.
A Escola, a Biblioteca e o Projecto aler+ congratulam-se com esta vitória.
Uma vez mais, foi em CHEIO, pois é a segunda vez este ano que alunos da Escola ficam em primeiro lugar em concursos relacionados com a escrita e a leitura.
(O programa foi gravado e passa na RPT1, Domingo, dia 6 de Junho, pelas 17H.)
Subscrever:
Mensagens (Atom)










