sexta-feira, 29 de outubro de 2010

COMEMORAR A BIBLIOTECA


      Segundo os princípios estabelecidos pela IASL (International Association of School Librarianship), Outubro é  considerado o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" e  O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 25 como o Dia da Biblioteca Escolar. Não ficando indiferente a esta comemoração, que pretende valorizar cada vez mais o papel da Biblioteca junto de profesores e alunos,  tiveram lugar  duas actividades: "A Biblioteca na sala de aula" e " Dar voz aos alunos". A primeira consistiu em levar livros à sala de aula para a requisição domiciliária. O balanço foi bastante positivo, pois alunos que, normalmente não se deslocam à Biblioteca, acabaram a levar livros para casa.
 
Sacos de livros para levar às salas de aula




  

   



 
A segunda iniciativa decorreu na Biblioteca e teve como dinamizadores dois alunos: Miguel Domingues do 9ºB e André Carvalho, do 11ºC3 que fizeram excelentes apresentações sobre livros, leitura expressiva e preparação de leituras para apresentações orais. Os alunos que vieram assistir interagiram com os colegas, tornando a sessão  interessante, dinâmica, paritlhando opiniões sobre livros e leituras.

Miguel Domingues

André Carvalho

 


 


 







 HOMENAGEM A JOSÉ SARAMAGO
CONCURSO
ALUNOS do ENSINO SECUNDÁRIO
RELEMBRAMOS QUE O PRAZO PARA ENTREGA DOS TRABALHOS DESTE CONCURSO TERMINA NO DIA 19 DE NOVEMBRO.
MÃOS À OBRA!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

UMA MAÇÃ E UM POEMA

 
    A Biblioteca associou-se ao GIFTS e ao grupo de Educação Fisíca que, no dia 15 de Outubro, para comemorar o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, organizaram algumas actividades. No bar, aos alunos, foi-lhes dada uma maçã e um poema, alimentando assim corpo e alma. Na sala de professores, para além de poemas, estavam expostas lindas maçãs feitas de livros.
Posteriormente, no pátio, teve lugar uma mega aula de Fitness.
Tudo em prol da mente sã em corpo são!
Uma animação, como demonstra o registo fotográfico:

domingo, 26 de setembro de 2010

AO TRABALHO!

     Os primeiros dias de ansiedade, característicos do regresso ao trabalho, já ficaram para trás. Mais calmos agora e cheios de energia, estamos já a preparar o novo ano lectivo com mais projectos, mais actividades, mais iniciativas, que pretendem envolver toda a comunidade educativa.
Iniciamos com a divulgação do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA.
Como já vem sendo hábito nestes últimos anos, a Biblioteca dinamiza este concurso junto dos alunos dos Ensino Básico e Secundário, escolhendo os livros destinados à leitura desta primeira fase, que se desenvolve a nível de escola. Estão abertas as inscrições até ao dia 17 de Dezembro.O Regulamento encontra-se na Biblioteca e os livros a concurso são os seguintes:

ENSINO BÁSICO:





  ENSINO SECUNDÁRIO

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

LEITURAS

    Entendo que os livros são para ler em todas as épocas.
No entanto, agora que o trabalho escolar nos deixou a mente mais liberta e o calor pede uma bela esplanada ou um qualquer recanto de sombra, nada melhor para aproveitar e... ler ainda mais.
Deixo aqui sugestões dos últimos livros que tive o prazer de descobrir. Espero que algum deles vos desperte também a vontade de ler e, no regresso, quem sabe, trocar impressões. Boas Férias!
Z.C.
"E porque amanhã é sempre tarde de mais...
Vamos fazer o que ainda não foi feito."

segunda-feira, 21 de junho de 2010

AS PALAVRAS NUNCA SÃO DE MAIS

   Hoje, um jornal diário dizia:
"Faltam Palavras, Saramago levou-as todas".
Sim:
Faltam palavras para falar do Homem simples que foi.
Faltam palavras para dizer o que fez pela Literatura.
Faltam palavras para exprimir a tristeza de nunca mais poder ler um novo livro.
Mas...
Sobram ainda muitas palavras nas páginas que nos deixou.
Sobram ainda muitas palavras para nos inquietar os sentidos. 
Sobram ainda muitas palavras que não deixam morrer os nossos sonhos!

Como nesta história:
http://www.youtube.com/watch?v=YUJ7cDSuS1U&feature=player_embedded