sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura -1º fase

    Decorreu mais uma edição do Concurso Nacional de Leitura -1º fase, a nível de escola.
As provas, para os Ensino Básico e Secundário, tiveram lugar no dia 11 de Janeiro, na Biblioteca. Depois de analisadas pela equipa organizadora, apuraram - se  os seguintes alunos, que passam à fase distrital:

Ensino Básico:
-João Porfírio -9º C

-Maria Francisca Guimarães-9ºB

-Matilde Alves-8ºD

Ensino Secundário:-
-Beatriz Crespo– 11ºC3

-Beatriz Pamplona -10ºC1

-Margarida Gaião -10ºC1

Aos vencedores os nossos parabéns e boa sorte para a próxima fase!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E EXCELENTE ANO 2011

A EQUIPA DA BIBLIOTECA DESEJA A TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA UM DOCE NATAL RECHEADO  DE PAZ E ALEGRIA!
Um saco cheio de aventuras literárias!!!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

NOVAS AQUISIÇÕES

Acabadinhos de chegar, à vossa espera,  muitos livros e DVD's. Segue uma pequena amostra das novidades:
Livros
Marina de Carlos Ruiz Zafon, Nudez de Giorgio Agamben, As Memórias Secretas da Rainha D. Amélia de Miguel Real, O Bom Inverno, As Três Vidas de João Tordo, A Ilha e O Regresso de Victoria Hislop e ainda a colecção todinha de Ulysses Moore.
Vem procurá-los, escolhe um e leva para te deliciares nas férias!  

DVD's
O Código da Vinci; Diamantes de sangue; O Dia depois de amanhã; Gladiador; Gandhi; O Estranho Caso de Benjamim Button; A vida é bela; Harry Potter e o príncipe misterioso; O Rapaz do pijama às riscas; As viagens de Guillver; A Troca; Precious.
e muito mais...
Basta requisitar para ver na sala de aula e ...na Biblioteca , em BREVE!
 

NATAL NA BIBLIOTECA

A Biblioteca abriu portas à comunidade, antecipando o Natal.



A Associação Nova Atena – Associação para a inclusão e bem-estar da pessoa sénior pela cultura e arte - trouxe o seu grupo de Jograis, à Biblioteca,à semelança do ano passado, para uma leitura dramatizada de poemas alusivos ao Natal, de autores portugueses. A acompanhar este grupo estiveram alunos e professoras. A sessão foi bastante animada pois a música, guitarra eléctrica e flauta, marcaram também presença. Resta acrescentar que a sala de leitura foi demasiado pequena para receber todos os que, nesta quadra, quiseram partilhar o espírito natalício.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

COMEMORAR A BIBLIOTECA


      Segundo os princípios estabelecidos pela IASL (International Association of School Librarianship), Outubro é  considerado o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar" e  O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 25 como o Dia da Biblioteca Escolar. Não ficando indiferente a esta comemoração, que pretende valorizar cada vez mais o papel da Biblioteca junto de profesores e alunos,  tiveram lugar  duas actividades: "A Biblioteca na sala de aula" e " Dar voz aos alunos". A primeira consistiu em levar livros à sala de aula para a requisição domiciliária. O balanço foi bastante positivo, pois alunos que, normalmente não se deslocam à Biblioteca, acabaram a levar livros para casa.
 
Sacos de livros para levar às salas de aula




  

   



 
A segunda iniciativa decorreu na Biblioteca e teve como dinamizadores dois alunos: Miguel Domingues do 9ºB e André Carvalho, do 11ºC3 que fizeram excelentes apresentações sobre livros, leitura expressiva e preparação de leituras para apresentações orais. Os alunos que vieram assistir interagiram com os colegas, tornando a sessão  interessante, dinâmica, paritlhando opiniões sobre livros e leituras.

Miguel Domingues

André Carvalho

 


 


 







 HOMENAGEM A JOSÉ SARAMAGO
CONCURSO
ALUNOS do ENSINO SECUNDÁRIO
RELEMBRAMOS QUE O PRAZO PARA ENTREGA DOS TRABALHOS DESTE CONCURSO TERMINA NO DIA 19 DE NOVEMBRO.
MÃOS À OBRA!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

UMA MAÇÃ E UM POEMA

 
    A Biblioteca associou-se ao GIFTS e ao grupo de Educação Fisíca que, no dia 15 de Outubro, para comemorar o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, organizaram algumas actividades. No bar, aos alunos, foi-lhes dada uma maçã e um poema, alimentando assim corpo e alma. Na sala de professores, para além de poemas, estavam expostas lindas maçãs feitas de livros.
Posteriormente, no pátio, teve lugar uma mega aula de Fitness.
Tudo em prol da mente sã em corpo são!
Uma animação, como demonstra o registo fotográfico: