A Educação Sexual abordada à luz de diferentes domínios:
da Filosofia às Artes, passando pela Biologia, Psicologia e Literatura.
Os objectivos definidos pela lei 60/2009, sobre o regime de aplicação da educação sexual em meio escolar, são, entre outros: O desenvolvimento de competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade; A melhoria dos relacionamentos afectivo-sexuais dos jovens; O respeito pela diferença entre pessoas e pelas diferentes orientações sexuais; A compreensão científica do funcionamento dos mecanismos biológicos reprodutivos... Neste âmbito, um grupo de professores de diferentes disciplinas, acompanhado pela psicóloga da escola, organizou várias sessões de formação, destinadas a professores. A primeira decorreu no dia 16 de Dezembro. Dinamizaram-na os professores José Caselas e Diogo Lidónio, ambos de Filosofia. O primeiro dissertou sobre " O corpo utópico e glorioso (o amor, a nudez e a vergonha) e o segundo sobre "A evolução da moral sexual no Ocidente - um ponto de vista filosófico".
Seguem - se, durante o mês de Janeiro, mais três sessões:
- 6 de Janeiro: "Dos Meninos e Meninas; das Raparigas e Rapazes: dos Homens e Mulheres" - professoras Margarida Albergaria e Graça Silva.
- 13 de Janeiro: "Socialização, Identidade e Género, Atracção Interpessoal" - professora Luísa Amaral e "Quem és tu no espelho?" - Sexualidade e Perturbações do Comportamento Alimentar - Catarina Semblano - psicóloga.
- 20 de Janeiro: " Os Enleios que o amor tece" professor José Luís Santos e "Sexualidade nas Artes" - professora Ana Leonor Tomás.
Todas as sessões têm lugar na biblioteca, às 16.30H.
Espera-se que todos fiquem mais esclarecidos e possam, junto dos alunos, contribuir para o esclarecimento de dúvidas, medos e preconceitos!