domingo, 13 de dezembro de 2009

Lançamento do Livro "Letras com Sabor"


No dia 3 de Dezembro, teve lugar, na biblioteca, o lançamento do livro da responsabilidade da equipa da biblioteca : Letras com Sabor. Este projecto começou a ser delineado no final do ano anterior, tendo as professoras Amélia Serra e Maria José Proença, (que já não se encontram na escola) ,dado o impulso.
Trata-se de um pequeno livro de prazeres: sabores, cheiros e sentimentos.

A iniciativa contou com a presença de elementos da Direcção, de professores das mais diversas disciplinas e de pais e encarregados de educação , membros da Associação de Pais.O livro foi de tal forma um êxito que rapidamente esgotou. A equipa promete uma nova edição!

Muito apreciadas foram também as iguarias feitas por algumas professoras da equipa da biblioteca.



Parabéns a todos os que colaboraram nesta actividade!

14 comentários:

George Matos disse...

Temos censura agora, para quem disse que não vivíamos no tempo da ditadura... Vocês são irremediavelmente ridículos.

Anónimo disse...

Este espaço acabou de perder toda a credibilidade que ainda lhe restava. Submeter este espaço à censura é indecente e só mostra que vocês, pessoas que o coordenam, para além de não terem um pingo de vergonha da vossa insolência, não sabem aceitar as críticas. Será possível terem tempo para apagarem comentários mas não terem tempo para corrigir erros que podiam ser corrigidos em segundos? A mania da superioridade cega as pessoas. Podendo a ESM ser uma muito melhor escola fica-se pelo seguro, só sabe (des)iludir com falsidades.

Ana L disse...

Muito, muito bem. Andamos a ficar peritos a atirar o que não nos interessa para debaixo do tapete. Flores, flores e mais flores!! Nunca a palavra miraflores teve tanto sentido!!

Isabel 12º disse...

Não percebo por que razão não corrigiram já os erros. Tanto falatório para nada - parece que não veêm o mais importante!

Será o orgulho ferido que não permite ou é mesmo a cegueira?

Não entendo. Não é suposto a escola demostrar um modelo a seguir?

Anónimo disse...

Meus caros amigos e amigas em primeiro lugar, vocês querem decência? Querem falar de erros ridículos? Olhem para os vossos comentários leiam e releiam.Em segundo, os coméntarios só foram eliminados por serem ,isso mesmo, RIDÍCULOS.Falar é facíl , falar mal ainda mais.Pena que quando este blog se iniciou ninguém o comentava , mas quando chegou a altura de fazer actividades , muito boas por sinal,todos se lembraram de comentar , enfim...
OS MEUS PARABÉNS À COORDENADORA DA BE.

André (aluno orgulhoso da escola que tem)

José Caselas disse...

O que temos agora aqui? Um anónimo que eventualmente está «desdobrado» num tal George?! ou mesmo numa Ana L.?! e numa Isabel 12º a dar lições de decência, e a fazer acusações descabeladas a torto e a direito. Será isto o mais apropriado para um blog de Biblioteca ou uma inquietação que demanda ajuda psiquiátrica? Escreva qualquer coisa assinada e isenta de erros para o blog. Volto a dizer que não precisamos de lições de pessoas escondidas. Afinal quem tem vergonha de mostrar-se?

Anónimo disse...

"Meus caros amigos e amigas em primeiro lugar, vocês querem decência? Querem falar de erros ridículos? Olhem para os vossos comentários leiam e releiam.Em segundo, os coméntarios só foram eliminados por serem ,isso mesmo, RIDÍCULOS.Falar é facíl , falar mal ainda mais.Pena que quando este blog se iniciou ninguém o comentava , mas quando chegou a altura de fazer actividades , muito boas por sinal,todos se lembraram de comentar , enfim...
OS MEUS PARABÉNS À COORDENADORA DA BE.

André (aluno orgulhoso da escola que tem)"


Este texto foi obviamente escrito pela coordenadora deste blog, escusava era de ter assinado como André. É fácil de descobrir isso pelo tipo de erros que deu no seu comentário, iguais aos erros que podemos encontrar neste blog. Se assim não for e eu estiver errado na afirmação que fiz, peço desde já desculpa, mas deixo à vossa consciência. E talvez se lerem os textos percebem que, por exemplo, "apresciadas" (palavra presente neste mesmo "post") nem sequer é uma palavra, ou é?.

Quanto a lições de decência caro José Caselas, secalhar estão mesmo a precisar de algumas. Afinal nunca podemos ter lições de decência a mais... E em vez de se esconder nos erros dos meus comentários deviam era dar o exemplo corrigindo, ou pedindo para corrigir, os erros deste blog. Afinal, se eu não tenho direito a comentar os erros que encontro aqui, que autoridade têm vocês para comentar os meus erros quando também os fazem? Não precisam de pessoas escondidas atrás de Anónimos, mas precisam de dar erros e teimar. Não percebo o "tom" de pessoa ofendida que acarretam na vossa escrita, se é para melhorar porque é que não aproveitam? Preferem teimar, teimar, teimar, irá isso resultar em algo positivo? Alguém está aqui para atacar alguém? Ou preferem tentar ofender os vossos leitores dizendo que precisam de ajuda psiquiátrica? Parece que preferem, afinal foi justamente (ou injustamente) o que fizeram.

Isabel 12º disse...

Valha-me nossa Senhora. Os erros ainda lá estam e aqui mantêm-se a caça aos gambozinos.

Com todo o respeito, Senhor Prof. José Caselas, mas o tempo que gasta aqui nos comentários não seria o mesmo, ou até menos se corrigisse logo os erros dos textos do blog? Acho que isso sim seria uma atitude de louvar e 'normal'.

Já agora, tenho que mostrar o meu BI?

Anónimo disse...

É com agrado que vejo que corrigiram a palavra mencionada...

Outros erros de aspecto mais formal:

CORRECÇÃO:
(instruções entre "[[ ]]")

"No dia 3 de Dezembro, teve lugar[[tirar espaço]], na biblioteca[[tirar espaço]], o lançamento do livro da responsabilidade da equipa da biblioteca[[tirar espaço]]: Letras com Sabor. Este projecto começou a ser delineado no final do ano anterior, tendo as professoras Amélia Serra e Maria José Proença, (que já não se encontram na escola)[[tirar espaço]],[[espaço]]dado o impulso.
Trata-se deu um pequeno livro de prazeres: sabores, cheiros e sentimentos.

A iniciativa contou com a presença de elementos da Direcção, de professores das mais diversas disciplinas e de pais e encarregados de educação[[tirar espaço]], membros da Associação de Pais.[[espaço]]O livro foi de tal forma um êxito que rapidamente esgotou. A equipa promete uma nova edição!

Muito apreciadas foram também as iguarias feitas por algumas professoras da equipa da biblioteca.



Parabéns a todos os que colaboraram nesta actividade!"


É verdade que, e segundo o que sei, não existe nenhuma regra formalizada sobre a utilização dos espaços entre as virgulas, mas a sua utilização mista parece-me incorrecta, ou seja, se todo o texto fosse escrito com espaços a anteceder virgulas era possível de ser aceite, mesmo que a ordem mais utilizada e desse modo mais correcta seja: palavra+vírgula+espaço; Já utilizar ambas as formas no mesmo texto parece-me incorrecto. A falta ou a existência de espaços a mais não está só presente neste texto, o que dificulta a leitura pois encontramos palavras unidas.

Anónimo disse...

Caro Anónimo, em 1º lugar permita-me que lhe dê os sinceros PARABÉNS pelo magnífico trabalho efectuado, pois concretizou algo que também me avassalou o espírito, que foi precisamente efectuar a correcção do texto.
No entanto, assumindo um franco espírito colaborativo, aproveito o momento para CORRIGIR o seguinte parágrafo, onde se deverá ler:
"Trata-se de[[tirar u]] um pequeno livro de prazeres: sabores, cheiros e sentimentos." - Faltou esta!!!

Uff!!! Foi difícil. Salvem-nos os alunos das Novas Oportunidades e sigamos o lema:
APRENDER COMPENSA.

Anónimo disse...

Não sou aluno Novas Oportunidades mas toda a ajuda é bastante agradecida! Esse erro escapou-me. Muito Obrigado!

José Caselas disse...

Os erros «lá estam» e tem o «espírito avassalado». Aconselho-os vivamente a inscreverem-se no CNO. Olhem que Aprender Compensa...

Anónimo disse...

Prof. José Caselas, já não chega de criticar os erros dos outros e de ofender? Parece que está a dar demasiado prazer fazê-lo...

Anónimo disse...

Já agora...

Avassalou = Dominou = Exerceu Influência (neste caso negativa) sobre o estado de espírito da pessoa que o leu.

Onde está o erro?